Marcelo da Silva Murilo

24/08/2017 15:57

Doutor em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), com graduação em História e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Desenvolveu estágio Pós-Doutoral na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professor do Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre (Ufac), onde leciona as disciplinas Ensino de História e História da Arte. Coordena o projeto História em Trânsito (extensão universitária) e responde pelo Laboratório de Ensino de História. Integra o Grupo de Pesquisa em Linguagem e Discursos da História (LIEDH-Fundação Biblioteca Nacional). É vinculado ao Laboratório de Estudos Medievais (LEME-USP) e integra o polo brasileiro de pesquisadores da Rede Luso-Brasileira de Estudos Medievais. Possui formação em Cinema e Vídeo e é ator profissional (DRT). É co-coordenador do Ânima Amazônia (coletivo de teatro). Colaborou nas coletâneas "História: Que ensino é esse?" (Papirus), "Colóquio de história medieval" (LEME-UFMG), "Ensino de história: seus sujeitos e suas práticas" (GM), "50 anos de ditadura militar: capítulos sobre o ensino de história no Brasil" (W & A Editores) e "Ditaduras do cinema" (LCTE). Atuou em várias montagens pelo Teatro Experimental Capixaba ("Dr. Fausto", "Dança dos Ventos", "Ventre de Sangue"). Colaborou na produção e na assistência de direção da peça "A mais forte?" (Ânima Amazônia). Integrou elenco de apoio de alguns filmes do circuito alternativo de cinema nacional.

 

Pesquisa em andamento

1) A escrita da história nos livros didáticos. Estudo sobre a escrita da história nos livros didático, por meio da análise dos conteúdos das coleções escolares mais utilizadas no ensino médio. 

—————

Voltar