
Luiz Barros Montez
10/12/2018 00:00
Professor Titular da Faculdade de Letras da UFRJ, possui Graduação em Português Alemão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), Atualização em Língua e Literatura Alemã pela Universidade de Freiburg (Alemanha), Mestrado em Língua e Literatura Alemã pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), Doutorado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (1999) e Pós-Doutorado na Universidade de Viena (2009-2010). Coordena o Grupo de Pesquisa LIEDH - Linguagem e Discursos da História, credenciado junto à Fundação Biblioteca Nacional (www.liedh.com.br). É membro fundador da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos (ABEG), e diretor da ABEG na gestão 2018-2019. É membro da Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia, da Sociedade Brasileira de História da Ciência e da Associação de Professores de Alemão do Rio de Janeiro. Atua principalmente na investigação dos seguintes temas: Relatos de viajantes alemães ao Brasil nos séculos XVIII e XIX, Iluminismo, Sturm und Drang e Romantismo; Filosofia da Linguagem e Filosofia da História nos séculos XVIII e XIX; Georg Lukács e o marxismo; Literatura e História no Brasil no século XIX. Tradutor do alemão para o português de obras literárias e crítico-literárias, além de diversos relatos de viajantes dos séculos 18 e 19. (Texto informado pelo autor)
Projetos de Pesquisa
2 “Projeto Expedição Científica Austríaca no Brasil”
3 "Puris, Coropós, Coroados: indígenas do Sudeste nos relatos de viajantes do século XIX."
Orientações em andamento
Graduação
Doutorado
Jéssica Uhlig Amorim Vasconcelos de Araújo
Márcia Cristina de Oliveira Santos
Textos disponíveis relacionados ao Projetos:
1. O Lado negro do discurso. Estereótipos racistas em relatos de viajantes alemães sobre a escravidão no Brasil na primeira metade do século XIX
5. Foucault e o Realismo Crítico. Impasses e perspectivas na construção de uma Lingüística Aplicada Crítica
6. Goethe leu Eurípedes. E nós, leremos Goethe? ou: Ifigênia em Táuride na contemporaneidade
7. Sob a ética do olhar, do tempo e da escrita. Goethe e a história
10. Apontamentos para se pensar a relação entre Goethe e o Iluminismo
11. Relatos de viagens como objetos de reflexão historiográfica e da prática tradutória
12. Tese para o cargo de Professor Titular
13. Livro: Crise social brasileira e suas representações acadêmicas
14. Livro: Variações sobre o universal. Ensaios sobre Goethe
—————