
Luiz Barros Montez
10/12/2018 00:00
Professor Titular da Faculdade de Letras da UFRJ, possui Graduação em Português Alemão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), Atualização em Língua e Literatura Alemã pela Universidade de Freiburg (Alemanha), Mestrado em Língua e Literatura Alemã pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), Doutorado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (1999) e Pós-Doutorado na Universidade de Viena (2009-2010). Coordena o Grupo de Pesquisa LIEDH - Linguagem e Discursos da História, credenciado junto à Fundação Biblioteca Nacional (www.liedh.com.br). É membro fundador da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos (ABEG), e diretor da ABEG na gestão 2018-2019. É membro da Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia, da Sociedade Brasileira de História da Ciência e da Associação de Professores de Alemão do Rio de Janeiro. Atua principalmente na investigação dos seguintes temas: Relatos de viajantes alemães ao Brasil nos séculos XVIII e XIX, Iluminismo, Sturm und Drang e Romantismo; Filosofia da Linguagem e Filosofia da História nos séculos XVIII e XIX; Georg Lukács e o marxismo; Literatura e História no Brasil no século XIX. Tradutor do alemão para o português de obras literárias e crítico-literárias, além de diversos relatos de viajantes dos séculos 18 e 19. (Texto informado pelo autor)
Projetos de Pesquisa
2 “Projeto Expedição Científica Austríaca no Brasil”
3 "Puris, Coropós, Coroados: indígenas do Sudeste nos relatos de viajantes do século XIX."
Orientações em andamento
Doutorado
Textos disponíveis relacionados ao Projetos:
1. O Lado negro do discurso. Estereótipos racistas em relatos de viajantes alemães sobre a escravidão no Brasil na primeira metade do século XIX
5. Foucault e o Realismo Crítico. Impasses e perspectivas na construção de uma Lingüística Aplicada Crítica
6. Goethe leu Eurípedes. E nós, leremos Goethe? ou: Ifigênia em Táuride na contemporaneidade
7. Sob a ética do olhar, do tempo e da escrita. Goethe e a história
10. Apontamentos para se pensar a relação entre Goethe e o Iluminismo
11. Relatos de viagens como objetos de reflexão historiográfica e da prática tradutória
12. Tese para o cargo de Professor Titular
13. Livro: Crise social brasileira e suas representações acadêmicas
14. Livro: Variações sobre o universal. Ensaios sobre Goethe
—————