Luiz Manoel da Silva Oliveira

ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL na Pós-Graduação em Estudos Literários da UFMG, de 15/02/2016 a 14/02/2017; DOUTOR em LETRAS (Ciência da Literatura/Literatura Comparada) pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ago/2007); MESTRE em Literaturas de Língua Inglesa pela UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003); ESPECIALISTA em Literaturas de Língua Inglesa pela UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003); LICENCIADO em Letras (Inglês e Literaturas de Língua Inglesa - UERJ/1983); LICENCIADO em Letras (Português e Literaturas de Língua Portuguesa, UERJ/1986). Atualmente é Professor ASSOCIADO I no DELAC - Departamento de Letras, Artes e Cultura, da UFSJ - Universidade Federal de São João Del-Rei, desde 29/01/2009, e membro permanente do corpo docente do PROMEL - Programa de Mestrado em Letras da UFSJ, desde 01/04/2013. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Inglesa e na Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: questões de gênero, raça e etnia; feminismo(s); comparativismo; pós-colonialismo; estratégias narrativas pós-modernas; escrita feminina; diásporas; intertextualidade e interdisciplinaridade, nas literaturas em língua inglesa e em vieses comparatistas.

 

Projetos de Pesquisa:

1 "A Imagem da Escritora e a Construção das Identidades Femininas Anglófonas na Literatura Canadense da Década de 1970: uma análise de obras de Alice Munro, Margaret Atwood e Margaret Laurence".

 

2 "Gênero(s), Identidades, Vozes e Escritas Femininas: interseções culturais, teóricas, literárias e estéticas da contemporaneidade".