Daniele Gallindo Gonçalves

08/07/2015 16:44

 Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul. Doutora em Germanistk/Ältere Deutsche Literatur (Germanística/Literatura Alemã Antiga) pela Otto-Friedrich-Universität Bamberg (2011) sob a orientação da Prof. Dr. Ingrid Bennewitz (com bolsa DAAD). Possui mestrado em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e graduação em Letras Bacharelado em Português-Alemão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Foi professora substituta da Universidade Federal do Rio de Janeiro na Faculdade de Letras, Departamento de Letras Anglo-Germânicas, Setor de Alemão (2005-2006) e professora contratada da Otto-Friedrich-Universität Bamberg (2009-2010). Tem experiência na área de Letras (Língua e Literatura Alemã) e História Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: DaF, Literatura Comparada, Literatura e História, Literatura em Médio-Alto-Alemão, Recepção do Medieval, Estudos de Gênero, Masculinidades e Queer, Ritual e Corpo, Estudos de Intermidialidade. (Citações em artigo tanto como SOUZA, Daniele Gallindo G. quanto como SILVA, Daniele Gallindo G.)

 

  • Projeto de pesquisa:
Releituras do medievo: A recepção da Idade Média (Mittelalterrezeption) do século XIX ao XXI.
Início em 01/03/2013 Término em 01/03/2017
 
Vinculada ao Programa de Pós-Graduacao em Letras - Mestrado (PPGL/Mestrado) da UFPel
 
  • Orientações em andamento:
 
  • Graduação
Grace de Brum Cardoso. "Samarapunzel": uma releitura contemporânea.
 
Mariane Lopes Krüger. Era uma vez... "Cinderela Pop" e a ressignificação do conto dos Irmãos Grimm. 
 
Maurício da Cunha Albuquerque. Releituras do herói medieval no Cordel.  
 
Helvécio Ferreira Furtado Júnior. O fim de todas as coisas: profecias, profetizas e agentes em Heagen e Gaiman. 
 
  • Mestrado
Franciele Lima de Oliveira Mendes. A Mais Bela Dama : as representações do Feminino em versões do conto "Branca de Neve". 
 
Franciele da Silveira Rocke. A Representação da Leitura e do Leitor em A Historia sem fim de Michael Ende e Tintenherz de Cornelia Funke.
 

—————

Voltar